Páginas

terça-feira, 10 de maio de 2011

Tensão Alternada

Tensão Alternada Senoidal : Caracteristicas e Definições


Geração

 As tensões alternadas senoidais podem ser geradas por diversas fontes. A mais comum é aquela que obtemos na tomadas residenciais, que fornecem tesão alternada cuja origem é uma usina geradora; essas usinas são em geral alimentadas por quedas d'água, óleo, gás ou fissão nuclear. Em cada caso, um gerador CA (também denominado alternador) é o componente mais importante no processo de conversão de energia.

A energia oriunda de uma das fontes citadas acima é utilizada paga girar um rotor (construído com pólos magnéticos alternados) envolvido pelos enrolamentos do estator (a parte estacionaria do gerador), induzindo assim uma tensão no estator, como definida pela lei de Faraday: 









Usando um gerador  projetado apropriadamente, obteremos nos terminais de saída uma tensão alternada senoidal que pode ter a sua amplitude aumentada consideravelmente para ser distribuída através das linhas de transmissão até chegar aos consumidores.


Fontes de corrente alternada; (a) Usina geradora; (b) Gerador portátil; (c) Gerador eólico; (d) Painel solar; (e) Gerador de sinais.



Definições

A forma de onda senoidal, com seus parâmetros, é vista na figura abaixo e será agora usada como modelo para a definição de alguns termos básicos. Entretanto estes termos podem ser aplicados a qualquer forma de onda alternada. É importante lembrar que, ao longo do estudo das diversas definições, o eixo vertical dos gráficos é usado para representar tensões e correntes, enquanto o eixo horizontal sempre representa o tempo.
Forma de onda: Gráfico de uma grandeza, como a tensão, em função de uma variável como o tempo, graus,  posição, radianos, temperatura, entre outros.





Nenhum comentário:

Postar um comentário